sexta-feira, 12 de março de 2021

BOLSONARISMO E A ESQUIZOFRÊNIA DO BOI DE PIRANHA

 

                Não sei ao certo se a história do “boi de piranha” procede. Desde há muito tempo ouço que ao entrar no rio os peões tangem um boi que esteja mais fraco, ou mais velho para entrar primeiro nas perigosas águas. Enquanto as piranhas se fartavam do pobre animal toda a boiada passava sem ser incomodada. No final das contas, o sacrífico do “boi de piranha” serviu perfeitamente para que a boiada chegasse ao destino geral: o matadouro.

                Sempre penso no boi de piranha quando ouço ou vejo alguma notícia ou declaração de vários membros do atual governo. Aliás, o atual governo me faz pensar sobre várias coisas, principalmente na desesperança e na desconstrução dos discursos de inclusão das minorias. Certamente irei me perder em meio a quantidade absurda de declarações, sem pé nem cabeça, que majoritariamente demonstram um ódio com pitadas amargas de rancor contra: universidades, ciência, mulheres, negros, artistas, professores, educação, gays, ambientalistas, movimentos trabalhistas e etc.

Se fizermos uma retrospectiva dos discursos, da parte do presidente e seus asseclas, encontraremos: Preocupação com práticas sexuais pitorescas no carnaval, declaração jocosa sobre o passado de tortura em que opositores políticos passaram, insinuação sobre a suposta falta de beleza da mulher do presidente da França, paranoia de caça a comunistas na educação, acusação contra artistas internacionais, reconstrução de estereótipo para a roupa da cor da vestimenta das crianças, acusação de que personagens infantis incitam a homossexualidade, negação sobre o desmatamento da Amazônia, convite para que estrangeiros venham fazer sexo com as mulheres do Brasil, teatralização de ministro da propaganda nazista, defesa da obtusa e inútil sandice de que a terra é plana, separatismo na referência ao Nordeste como sendo “a região deles”, xingamento às mães de jornalistas, defesa inútil da ideia da mudança da aceitação de Jerusalém como única capital do estado de Israel, solicitação para que as crianças cantem o hino nacional e proclamem o slogan do governo nas escolas, declaração de que o nazismo é de esquerda, simplificação para o livro didático, insistência no combate a educação sexual nas escolas, Beatles ligados ao satanismo e apoio ao uso de drogas... enfim... certamente o caro amigo leitor tem tantas outras atrocidades verbais gravadas na memória e no fígado ditas por representantes deste governo.

Minha humilde opinião sobre todas elas: Conscientemente ou não, todas elas fazem parte de um sistema de crenças desses representantes, sistema esse arraigado a concepções ultraconservadoras da realidade – final das contas eles são realmente anacrônicos – perderam as marchas progressistas da História. Estão apegados ao status ilógico da realidade ao ponto de criarem outras realidades, todas paralelas e atreladas a teorias da conspiração das mais estapafúrdias. Entretanto, elas também servem de “boi de piranha”....          

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário